Página
INICIAL
Nossa
EQUIPE
Fale
CONOSCO
Rádio Nova Aurora FM
A Rádio do Coração

Notícias
As chuvas intensas no Rio Grande do Sul já provocam prejuízos na agricultura, pecuária e piscicultura. Mais de 70 cidades foram afetadas pela cheia e 41 cidades gaúchas já decretaram situação de emergência, conforme último boletim da Defesa Civil, divulgado na quinta-feira (1).

Em Ijuí, no Noroeste do estado, a Emater estima perdas de até 30% na produção de leite. O técnico da Emater, Edvin Bernich, explica que a situação foi causada, entre outras coisas, por estragos nas rodovias. "Esse dano bastante grande com erosão e dificulta então o acesso dos caminhões que transportam leite das propriedades", explica Bernich.

O agricultor Domingos Dallabrida observa que a produção de leite caiu pela metade. Além disso, ele já perdeu em sua propriedade 6 hectares de milho porque o solo ficou encharcado, impedindo a colheita.

Em Ijuí, no Noroeste do estado, a Emater estima perdas de até 30% na produção de leite. O técnico da Emater, Edvin Bernich, explica que a situação foi causada, entre outras coisas, por estragos nas rodovias. "Esse dano bastante grande com erosão e dificulta então o acesso os caminhões que transportam leite das propriedades", explica Bernich.

Excesso de chuvas também afeta hortifrutis

Outro setor afetado pelo excesso de chuvas em Ijuí e em Santa Maria, na Região Central, é o hortifrutigranjeiro. O técnico da Emater estima uma perda na produção de 40% nas folhosas, principalmente com a alface. "Está tendo bastante problema com apodrecimento de folhas e algumas culturas, como o repolho, começa a ter problema de encharcamento e terá problema nos próximos dias com apodrecimento."

Segundo Bernich, a situação deve afetar o mercado consumidor em 30 a 40 dias pela queda na oferta desses produtos.

Outro setor atingido pelo excesso de chuva é a piscicultura. De acordo com a Emater, produtores da região de Santa Rosa e Ijuí perderam peixes após os açudes transbordarem e os animais serem levados pela água.
Top 10 - Nova Aurora FM

1º lugarO MAR PAROU
Michel Teló

Ouvir
1

2º lugarTAQUITÁ
Claudia Leitte

Ouvir
2

3º lugarFICA AMOR
Alemão do Forró

Ouvir
3

4º lugarLOKA
Simone e Simaria

Ouvir
4

5º lugarA EX DO SEU ATUAL
Naiara Azevedo

Ouvir
5

6º lugarA MALA É FALSA
Felipe Araújo

Ouvir
6

7º lugarSIM OU NÃO
Anitta e Maluma

Ouvir
7

8º lugarIMPRESSIONANDO OS ANJOS
Gustavo Mioto

Ouvir,
8

9º lugarVOCÊ FAZ FALTA AQUI
Maiara e Maraísa

Ouvir
9

10º lugarE ESSA BOCA AÍ
Bruninho e Davi

Ouvir
10